Biblioteca da Escola Coronel Valeriano Eugênio de Melo
AVISO IMPORTANTE
NO FINAL DESTA PÁGINA CLIQUE NO LINKPOSTAGENS MAIS ANTIGAS, PARA VER AS OUTRAS PÁGINAS.
domingo, 30 de abril de 2017
1ª Pesquisa sobre as condições atuais da biblioteca (defeitos e qualidades) 27 de abril de 2017
Os alunos foram entrevistados em todas as salas, no Ensino Médio e Fundamental, para que escrevessem sobre as condições da biblioteca. E durante os meses de fevereiro a abril de 2017 eles puderam expressar suas opiniões pessoalmente.
Por uma biblioteca ideal
Produção de um modelo de hemeroteca decorada (biblioteca portátil) - para arquivo de recortes de jornais e revistas
Dia do Índio - 19/04 - comemorado com exposições de livros e objetos indígenas - por uma semana
O Dia da Empregada Doméstica é comemorado anualmente em 27 de Abril.
A data celebra as profissionais responsáveis pela arrumação e organização do lar, preparar o almoço e jantar para as crianças, fazer o supermercado para a casa, entre outras tarefas que ajudam a manter o equilíbrio e bom funcionamento de uma residência familiar, por exemplo.
A Lei nº 5.859, de 11 de Dezembro de 1978, regulamenta a profissão de Empregado Doméstico, estipulando os direitos e deveres do profissional. No entanto, mesmo sendo oficializada, muitos profissionais da área reclamam das condições de trabalho, que são muitas vezes precárias.
O Dia Nacional da Empregada Doméstica é comemorado em 27 de Abril em homenagem à Santa Zita, considerada a padroeira das empregadas(os) domésticas(os).
Dia Mundial do Livro
O Dia Mundial do Livro, ou simplesmente o Dia do Livro, é comemorado anualmente em 23 de abril.
Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, o Dia do Livro também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.
No Dia Mundial do Livro também é celebrado o dia dos Direitos de Autor.
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a data do "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor" para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e a conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos.
Homenagens a Raul Seixas, Legião Urbana (Renato Russo) e Titãs/ Comentários sobre as letras das músicas/Vídeo-aula sobre a Ditadura Militar(1964 a 1985).
A ditadura militar no Brasil, ou Quinta República Brasileira, foi o regime instaurado em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governosmilitares. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar[2] que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito.[3] O regime acabou quando José Sarney assumiu a presidência, o que deu início ao período conhecido como Nova República (ou Sexta República).[4] Apesar das promessas iniciais de uma intervenção breve, a ditadura militar durou 21 anos. Além disso, o regime pôs em prática vários Atos Institucionais, culminando com o Ato Institucional Número Cinco (AI-5) de 1968, que vigorou por dez anos. A Constituição de 1946 foi substituída pela Constituição de 1967 e, ao mesmo tempo, o Congresso Nacional foi dissolvido, liberdades civis foram suprimidas e foi criado um código de processo penal militar que permitia que o Exército brasileiro e a Polícia Militar pudessem prender e encarcerar pessoas consideradas suspeitas, além de impossibilitar qualquer revisão judicial.
O regime adotou uma diretriz nacionalista, desenvolvimentista e de oposição ao comunismo. A ditadura atingiu o auge de sua popularidade na década de 1970, com o "milagre econômico", no mesmo momento em que o regime censurava todos os meios de comunicação do país e torturava e exilava dissidentes. Na década de 1980, assim como outros regimes militares latino-americanos, a ditadura brasileira entrou em decadência quando o governo não conseguiu mais estimular a economia, controlar a inflação crônica e os níveis crescentes de concentração de renda e pobreza provenientes de seu projeto econômico,[6] o que deu impulso ao movimento pró-democracia. O governo aprovou uma Lei de Anistia para os crimes políticos cometidos pelo e contra o regime, as restrições às liberdades civis foram relaxadas e, então, eleições presidenciais indiretas foram realizadas em 1984, com candidatos civis e militares.
O regime militar brasileiro inspirou o modelo de outras ditaduras por toda a América Latina, através da sistematização da "Doutrina de Segurança Nacional", a qual justificava ações militares como forma de proteger o "interesse da segurança nacional" em tempos de crise. Desde a aprovação da Constituição de 1988, o Brasil voltou à normalidade institucional. Segundo a Carta, as Forças Armadas voltam ao seu papel institucional: a defesa do Estado, a garantia dos poderes constitucionais e (por iniciativa desses poderes) da lei e da ordem.
Apesar de o combate aos opositores do regime ter sido notoriamente marcado por torturas e mortes, as Forças Armadas admitiram oficialmente que possa ter havido tortura e assassinatos, pela primeira vez, em setembro de 2014, em resposta à Comissão Nacional da Verdade. O documento, assinado pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim, menciona que "o Estado brasileiro [...] já reconheceu a ocorrência das lamentáveis violações de direitos humanos ocorridas no passado". No entanto, apesar das várias provas, os ofícios internos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, foram uníssonos em afirmar que em suas investigações não encontraram evidências que corroborassem ou negassem a tese de que houve "desvio formal de finalidade no uso de instalações militares". Estima-se que houve 434 pessoas entre mortos e desaparecidos durante o regime, além de um genocídio de cerca de 8,3 mil índios.
Ao chegar no final desta página inicial, clique em "postagens mais antigas" para ver as outras páginas do blog. Obrigado!
Tiradentes - 21 de abril
Feriado
O Dia de Tiradentes é comemorado em 21 de abril, e é considerado um feriado nacional no Brasil.
Esta data homenageia a figura do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes” (referência ao seu ofício de dentista).
A celebração desta data é importante porque Tiradentes é considerado um dos bravos brasileiros que lutou pelo desejo de independência do Brasil das explorações e domínio dos portugueses.
História de Tiradentes
Quem foi Tiradentes?
Tiradentes foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Tiradentes ficou conhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, e a data em que ele foi executado, 21 de abril, se transformou em feriado nacional em sua homenagem.
Tiradentes é considerado um grande líder por ter lutado por seu povo e seus ideais, apesar de ser o mais humilde entre todos os membros do movimento, Tiradentes foi quem assumiu as maiores responsabilidades.
Como morreu Tiradentes?
Tiradentes foi enforcado e posteriormente esquartejado, no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792.
Partes de seu corpo foram expostos nos principais centros urbanos do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A sua casa foi queimada e todos os seus bens confiscados.
Origem do Feriado de Tiradentes
No ano de 1789, uma parte da população de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista contra o domínio dos Portugueses no Brasil. Tiradentes foi o maior ativista desse movimento e o único condenado à morte por enforcamento.
Por este motivo, as suas ações são reconhecidas como atos heroicos que lhe garantiram o status de importante figura histórica brasileira.
O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade Brasileiro (conhecido como o “Livro dos Heróis da Pátria”) desde 21 de abril de 1992.
Feira de Ciências/Conhecimentos - Hemeroteca (com exposições de recortes de jornais, selecionados por tema)
Local: biblioteca
Período: meses de maio até dezembro/2017
As exposições dos recortes de jornais serão acompanhadas de palestras sobre os temas, vídeos e livros. Serão convocados 15 alunos por vez. A participação dos professores é muito importante.
A ordem das exposições pode ser alterada, e novos temas poderão ser acrescentados, ao longo do projeto.
Os temas propostos (inicialmente) nas exposições são:
1ª exposição (1ª Hemeroteca):
Retrospectiva de jornais antigos com temas diversos. Outros temas principais: extinção dos dinossauros/discos voadores.
2ª exposição (2ª Hemeroteca):
Jornal sobre o meio ambiente, flora e fauna.
3ª exposição:
Meio ambiente, lixo, reciclagem, urbanização.
4ª exposição:
Cultura afrodescendente, direitos da mulher, violência contra as mulheres e feminicídio.
5ª exposição:
Cultura indígena.
6ª exposição:
A história do Recife através de seus pontos turísticos/Urbanização.
7ª exposição:
A importância da política na formação do cidadão/Escândalos de corrupção no Brasil - retrospectiva.
8ª exposição:
Arboviroses - sintomas, tratamentos e causas.
9ª exposição:
A história dos cordéis.
10ª exposição:
A história de Lampião/Cangaço.
11ª exposição:
A história de Ariano Suassuna/Movimento Armorial.
12ª exposição:
A vida e a obra de Manuel Bandeira.
13ª exposição:
A vida e a obra de Raul Seixas.
14ª exposição:
Direitos humanos/Assédio moral e abuso de autoridade.
15ª exposição:
Os atentados terroristas/Conflitos internacionais.
16ª exposição:
A história do Rock no Brasil e no mundo.
17ª exposição:
Projeto Jovem Aprendiz.
18ª exposição:
Meio ambiente/Desertificação.
19ª exposição:
Tecnologia/Modernização.
20ª exposição: Bullying/Depressão/Suicídio/Jogo da "Baleia Azul"/Série de filme americana "Os 13 Porquês" (13 Reasons Why)/Cemitérios do Recife. 21ª exposição: Turismo no Brasil e no mundo 22ª exposição: Desenhos/Gibis/Charges/Grafite. 23ª exposição Profissão de ator/atriz/modelo
quarta-feira, 12 de abril de 2017
Compartilhe esta ideia!
Hemeroteca
Nosso jornal virtual
A tecnologia nos permite encontrar qualquer tipo de informação nos mais variados idiomas. Utilizando meios de comunicação como a internet, que se tornou ainda mais versátil com a invenção das redes sociais e dos aparelhos portáteis, milhares de pessoas acessam diariamente materiais de seu interesse. Em nossa colisão cotidiana com tanta informação, não percebemos, mas estamos diante de fatos históricos e valiosos. Porém, quando procuramos por estas informações novamente, muitas vezes não encontramos (ou encontramos de forma desorganizada). Para isso foram criadas as hemerotecas, que servem como guardiãs destas memórias, sejam online ou impressas.
A palavra Hemeroteca tem origem no vocabulário grego. No caso, os vocábulos, heméra que tem o significado de dia, somado à théke, que significa “coleção” ou “depósito” criam a palavra hemeroteca, ou seja, um conjunto organizado ou coleção de periódicos (revistas/jornais). Muitas vezes, encontramos hemerotecas dentro de bibliotecas. Geralmente são seções dedicadas à conservação, organização e consulta de materiais temáticos como revistas, jornais, folhetins, suplementos, anuários e etc.
Na definição do Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa, hemeroteca é uma “seção das bibliotecas em que se colecionam jornais e revistas”. Desta forma, conclui-se que hemeroteca é um acervo ou conjunto de material periódico, o que compreende qualquer publicação impressa, apresentado de forma organizada e que facilite o pesquisador na busca pela recuperação da informação.
Uma das principais funções das hemerotecas é a de resgatar momentos históricos importantes e a preservação da memória de povos e culturas. A ferramenta tem grande utilidade para escritores, historiadores, pesquisadores, jornalistas, entre outros profissionais que necessitam deste tipo de informação.
Utilizadas em diversas faculdades, universidades e colégios, as hemerotecas também apresentam uma função educativa. A partir destes acervos, instituições de ensino despertam em seus alunos o interesse pela leitura através de textos jornalísticos publicados em revistas e jornais. Outra característica incentivada pelas hemerotecas é o hábito da leitura de maneira geral, com ênfase nos assuntos pertinentes ao conteúdo da disciplina do curso em questão. Além disso, ao analisar notícias e materiais e diversas épocas, se desperta o senso crítico dos estudantes.
Com o avanço das tecnologias e a o aumento da quantidade de informações, muitas instituições têm apostado nas hemerotecas virtuais. No caso dos jornais, as empresas líderes de mercado estão disponibilizando, de forma gratuita ou não, todas as suas edições para consulta.
Todo assunto relacionado ao programa de jovem aprendiz é tratado pela chamada Lei da Aprendizagem (10.097/00). Ela visa estimular o trabalho do jovem no país e vai de encontro a minimizar a grande dificuldade que a população com pouca idade tem em conseguir o primeiro emprego.
A lei determina que as empresas de médio e grande porte são obrigadas a reservar uma cota do quadro de funcionário para a contratação de jovem aprendiz.
O horário de trabalho do jovem aprendiz de ser diferente do horário da escola, pois em espécie alguma deve atrapalhar o rendimento escolar.
JOVEM APRENDIZ COMO FUNCIONA
A primeira coisa que você deve fazer para se tornar um jovem aprendiz é analisar as empresas da sua cidade que oferecem programa de aprendizagem. Feito isto, é hora de entrar em contato com elas para saber como e quando são oferecidas suas vagas (não tenha vergonha de perguntar).
Outra maneira de participação é fazendo a inscrição nos cursos de jovem aprendiz no Senai, Senac, Espro e Ciee.
Estas instituições têm parceria com diversas empresas em todo o Brasil. Elas na maioria das vezes ficam responsáveis pela seleção e ministração do curso profissionalizante. Onde o aprendiz aprenderá a futura profissão.
O cadastro e as inscrições nestas instituições são gratuitos e você não deve pagar nada por isso. Digo isto, porque muitas empresas estão cobrando valores de pessoas que buscam o primeiro emprego para fazerem cursos na ilusão que no final vão ser direcionados às empresas.
Isto não existe e não deve acontecer, pois, todos os programas de jovem aprendiz ou de menor aprendiz são gratuitos. Diante disso, não deve ser cobrada nenhuma TAXA DE INSCRIÇÃO.
QUEM PODE PARTICIPAR DO JOVEM APRENDIZ
Para participar do programa é preciso ter idade entre 14 e 24 anos. Porém fica a cargo da empresa definir a idade mínima, não inferior a 14 anos, e máxima, não podendo ser acima dos 24 anos. Com exceção dos candidatos portadores de deficiência que não há limite de idade. É preciso ainda estar matriculado ou já concluído a educação básica (ensino médio). Lembrando que os estudantes das escolas públicas podem ter preferência na seleção, pois o programa tem também o objetivo de inclusão social. A frequência e o desempenho escolar podem ser diferenciais também na hora do processo de seleção. Jovens Estudantes. Foto ilustração.
IMPORTÂNCIA DO JOVEM APRENDIZ PARA CARREIRA
Ser um jovem aprendiz é ter a oportunidade de ingressar no mercado e aprender os primeiros ensinamentos da futura profissão. O objetivo principal do projeto é promover a inclusão social via a qualificação profissional.
Ou seja, é a oportunidade para aprender uma profissão, principalmente, se você não tem dinheiro para pagar um curso profissionalizante, curso técnico ou faculdade.
Muitos adolescentes desistem antes mesmo de saber a importância que o programa representará para a sua carreira, pois são levados por comentários que dizem que não vale a pena trabalhar como jovem aprendiz, pois será explorado, sofrerá humilhação e ganhará pouco…
É claro que você não ocupará nenhum cargo de gerência até porque você não tem experiências para exercer esta função. Você receberá o salário pelo serviço e como manda a Lei da Aprendizagem.
Neste momento, não pense que está ganhando pouco dinheiro, pense que está na empresa para aprender coisas novas, fazer amigos e escrever as primeiras experiências em seu currículo.
Embora não seja uma regra, muitas empresas no final do programa efetivam os aprendizes que se destacaram e se mostraram comprometido com o trabalho. Dessa forma, o programa de jovem aprendiz é também uma oportunidade para você crescer dentro da empresa.
Não posso esquecer de dizer que muitos profissionais que ocupam cargo de gerencia em grandes empresas iniciaram suas carreiras como jovem aprendiz ou estagiário.
Veja o ex aprendiz que chegou a presidência do Banco do Brasil:
Lembre-se de dar um passo de cada vez, sendo que o primeiro passo para muitos profissionais de sucesso foi se tornar um menor aprendiz comprometido com as obrigações.
JOVEM APRENDIZ DOS CORREIOS
O programa de aprendizagem dos Correios é um dos mais tradicionais do país e também um dos mais concorrido, principalmente, porque ele oferece muitas oportunidades.
As vagas atendem todos os estados e as principais cidades brasileiras. É claro que a maioria delas é direcionada para os grandes centros urbanos, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (BH).
A última seleção dos Correios ofereceu mais de 4 mil vagas para jovem aprendiz com idade entre 15 e 22 anos, e mais formação de cadastro de reserva. As inscrições aconteceram via o site www.correios.com.br e ficaram abertas do dia 25 de fevereiro ao dia 13 de março de 2016.
Para que você não perca mais as inscrições do próximo jovem aprendiz Correios é importante ficar ligado nos principais meios de comunicação (TV, telejornais e jornais impresso) e/ou aqui também no nosso blog para não perder a divulgação do edital que normalmente é anunciado no início do ano.
Assista o vídeo que eu fiz mostrando o passo a passo de como fazer a inscrição e acompanhar as fases do programa de jovem aprendiz Correios.
NÃO CONSEGUI VAGA DE JOVEM APRENDIZ
A crise econômica atingiu em cheio o mercado de trabalho, por isso o número de contratações diminuiu bastante na maioria das cidades brasileiras.
Caso você esteja tendo dificuldade para encontrar vagas de emprego, já entregou o currículo para diversas empresas, porém ainda não foi chamado, nem mesmo para uma entrevista de emprego. Vou deixar um vídeo bem legal com algumas dicas de trabalho para vocês.
CONSIDERAÇÃO FINAL
São várias as opções de programas de jovem aprendiz e elas também acontecem em sua cidade.
Dessa forma, verifique quais são as empresas da cidade que contratam aprendizes com mais frequência ao longo do ano. Faça uma lista com o nome, telefone, site e e-mail de contato de cada uma delas.
Com esta lista em mãos, busque informações de como estas empresas oferecem suas vagas.
Independentemente da área de atuação da empresa, o programa é uma oportunidade viável para o desenvolvimento profissional. Caso esteja em dúvida um teste de aptidão profissional pode ajudar e muito você a avaliar suas habilidades e interesses profissionais.